Dr. Júlio César Martins da Costa – PNEUMOLOGIA em Monlevade-MG

O Pneumologista é o profissional médico capacitado e responsável para o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam os pulmões e o sistema respiratório.

Em um mundo onde a respiração é a mais básica e constante necessidade fisiológica, o pneumologista tem um papel fundamental no tratamento das doenças respiratórias, pois essas estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade, impactando diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

A especialidade de Pneumologia evoluiu a partir da Tisiologia (Especialidade que estuda a Tuberculose), ampliando gradualmente a abrangência para todas as doenças respiratórias.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), fundada em 1937, desempenhou papel fundamental na consolidação da especialidade no país, promovendo a formação de especialistas e o desenvolvimento científico na área.

Quem é o Dr. Júlio César?

O Dr. Júlio César é médico pneumologista em João Monlevade-MG.

O Dr. Júlio César é natural da cidade de Nova Era-MG e reside na cidade de João Monlevade-MG. Atende pacientes de toda a região e cidades próximas.

É médico Pneumologista com mais de 13 anos de experiência. Concluiu o curso de medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se especializou em Pneumologia na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte-MG.

Possui título de Especialista em Pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Associação Médica Brasileira (AMB).

É medico Pneumologista do Hospital Margarida de João Monlevade-MG e membro da equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva desse mesmo hospital.

O Dr. Júlio César procura enfrentar de frente os desafios das inúmeras doenças respiratórias, buscando sempre prestar um atendimento humanizado, baseado em evidências científicas, com conhecimento atualizado e com o melhor da sua capacidade técnica. 

Principais doenças tratadas pelo Pneumologista

O campo da Pneumologia abrange uma ampla variedade de doenças que afetam o sistema respiratório, desde condições agudas e potencialmente reversíveis até doenças crônicas e progressivas. A seguir está descrito as principais patologias respiratórias.

  • Asma: Doença inflamatória crônica das vias respiratórias, caracterizada por dificuldade respiratória, chiado e tosse.
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): Doença geralmente associada ao tabagismo, que inclui condições como enfisema pulmonar e bronquite crônica.
  • Pneumonia: Infecção nos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.
  • Tuberculose: Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões.
  • Fibrose Pulmonar: Doença que causa cicatrização e endurecimento do tecido pulmonar, prejudicando a troca gasosa.
  • Câncer de pulmão: Tipo de câncer que afeta as células pulmonares, sendo uma das principais causas de morte por câncer no mundo.
  • Apneia do sono: Distúrbio em que a respiração é interrompida durante o sono, podendo levar a problemas cardiovasculares e de saúde mental.
  • Embolia pulmonar: Doença causada pela obstrução de uma artéria da circulação pulmonar por um trombo/coágulo, causando dor torácica, falta de ar, entre outros sintomas, podendo ser potencialmente grave.
  • Tabagismo: O Tabagismo é um dos principais fatores de risco para diversas doenças pulmonares, sendo o principal causador do câncer de pulmão. O tabagismo tem tratamento e o Pneumologista pode de ajudar nesse processo.
  • Hipertensão Pulmonar: É uma condição em que a pressão nas artérias dos pulmões se torna anormalmente alta, levando a uma série de complicações. É uma doença rara, mas potencialmente grave, que pode sobrecarregar o coração e causar sintomas como falta de ar, fadiga e tontura.

Quando Consultar um Pneumologista?

É recomendada a consulta com um pneumologista quando o paciente apresenta sintomas relacionados ao sistema respiratório, como por exemplo:

  • Tosse crônica
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar
  • Chiado no peito
  • Produção excessiva de muco ou catarro
  • Catarro com presença de sangue
  • Dor no peito
  • Fadiga extrema
  • Cansaço aos esforços ou mesmo para atividades habituais da vida diária
  • Roncos ou apneia durante o sono
  • Histórico de tabagismo ou exposição a poluentes ambientais

Assim como muitos pacientes costumam fazer rotineiramente uma avaliação cardiológica, um “check-up do coração”, é aconselhável que mesmo sem sintomas respiratórios evidentes, seja realizado uma consulta pneumológica de rotina para avaliação adequada do sistema respiratório e detecção precoce de possíveis doenças.

Exames realizados pelo Pneumologista

O Pneumologista é o profissional médico habilitado para a realização e interpretação de exames para avaliação da função pulmonar. Entre eles estão a Espirometria, a Pletismografia, Capacidade de Difusão Pulmonar para o Monóxido de Carbono (DLCO), o Teste do Exercício Cardiopulmonar.

Espirometria

A Espirometria é o principal exame realizado pelo Pneumologista. É também conhecido como Prova de Função Pulmonar.

É um exame simples e não invasivo que mede a quantidade e a velocidade do ar que entra e sai dos pulmões, ou seja, como os pulmões estão funcionando em termos de fluxos de ar e volumes respiratórios.

É usada principalmente para diagnosticar doenças respiratórias (como, por exemplo, Asma e DPOC), monitorar e acompanhar a progressão das doenças respiratórias e avaliar a resposta ao tratamento.

É utilizada também para avaliar a função pulmonar antes de determinados procedimentos cirúrgicos, como cirurgia de ressecção pulmonar, cirurgia bariátrica, entre outros.

O Dr. Júlio César é especialista na realização e interpretação da Espirometria, com uma grande experiência nesse assunto e mais de 4500 exames realizados.

Possui certificação de Habilitação em Função Pulmonar pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e Associação Médica Brasileira (AMB).

Exames radiológicos do tórax

Outros exames complementares que são muito importantes para avaliação do sistema respiratório e estão na rotina do Pneumologista são os exames radiológicos do tórax.

Esses exames mostram através de imagens a anatomia dos pulmões e das vias aéreas, assim como a presença de lesões e alterações causadas por determinada patologia. Os principais são a Radiografia de Tórax e a Tomografia Computadorizada do Tórax.

O Pneumologista está capacitado para avaliação e interpretação dos exames radiológicos do tórax.

Exames radiológicos do tórax são de fundamental importância na rotina do pneumologista.

O Dr. Júlio César tem grande experiência na avaliação dos exames de Radiografia e Tomografia do Tórax. Já participou do Curso de Tomografia Computadorizada no Módulo de Tórax no CEDIRP (Centro de Diagnóstico Ribeirão Preto).

Cuide da sua saúde respiratória

O pneumologista é um profissional essencial para o cuidado das condições respiratórias, atuando no diagnóstico, tratamento, prevenção e acompanhamento de uma grande variedade de doenças respiratórias/pulmonares, certificando que essas condições sejam tratadas de maneira adequada e eficaz.

Se você está enfrentando problemas respiratórios ou deseja avaliar a saúde dos seus pulmões, procurar um pneumologista é o primeiro passo para garantir uma abordagem correta e uma avaliação especializada do seu caso.

O cuidado com a saúde respiratória é essencial para a qualidade de vida.

Leia também:

Tosse Crônica e Tosse Persistente: Causas, Diagnóstico e Tratamento

Asma: O que é, causas, sintomas e tratamento

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

https://sbpt.org.br

https://www.lung.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *